quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Oitava Estação...

Chamamento  de Mateus
29 Fevereiro (4ª feira)
Leitura proposta (Lucas 5, 27-32)
      Jesus, para espanto e repúdio dos fariseus e doutores da lei, senta-se à mesa com os “cobradores de impostos”e com os pecadores…
     E à nossa “mesa”? Com quem sentamos? Apenas com aqueles que gostamos e de que nos sentimos próximos ou  também aqueles que,  pensando e/ou vivendo de forma diferente, precisam da nossa presença e do nosso olhar? Quem podemos convidar para a nossa casa? Quem espera o nosso convite e a nossa amizade? 
     Sabemos, por outro lado, que quando nos sentimos “publicanos”, indesejados, fracos, pecadores... Temos sempre a mesa e a companhia do Senhor!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sétima Estação...

 Chamamento dos primeiros Apóstolos
 28 Fevereiro (3ª feira)
Leitura proposta (Lucas 5, 1-11)
Faz-te ao largo”! Como reagimos depois de repetidos insucessos e frustrações (na pesca como na vida) ao comando amoroso de Jesus: confiamos e lançamos as nossas “redes” ou desistimos porque achamos que não vamos apanhar nada?
Não esquecemos Pedro: Somos pecadores chamados a ser “pescadores” (de homens). Que os nossos erros não sejam desculpa para faltarmos “à chamada” de Jesus.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sexta Estação...


Jesus tentado no deserto
27 Fevereiro (2ª feira)
Leitura proposta (Mateus 4, 1-11)

    Jesus foi tentado… e nós?O que é que verdadeiramente nos “tenta”? O que é nos afasta de Deus, dos outros e da nossa Felicidade?
    Que, no deserto desta Quaresma, percebamos sempre que o verdadeiro “pecado” é o da “autosuficiência”, da superioridade, da desnecessidade de Deus.
    Que as “tentações” e as nossas faltas sejam, não apenas razão de angústia, mas sobretudo oportunidades de nos aproximarmos, por necessidade absoluta, de Deus.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quinta Estação...

Batismo de Jesus
26 Fevereiro (Domingo)
Leitura proposta (Marcos 1, 9-11)

Jesus, filho de Deus, quis ser batizado pelas mãos de João Batista, assumindo uma vez mais a sua plena condição humana. Deus disse-Lhe (e Deus diz-nos): “Tu és o Meu Filho muito amado e em Ti me agrado”.
É humano angustiarmo-nos com as nossas faltas e com as nossas limitações, mas não nos podemos esquecer nunca que, aconteça o que acontecer, somos “os filhos amados de Deus".

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Quarta estação...


Jesus entre os doutores
25 Fevereiro (Sábado)
Leitura proposta (Lucas 2, 41-52)

       “Porque me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de meu Pai ”… Imaginamos a aflição de Maria e José e a atração de Jesus ao templo –à casa de Seu/nosso Pai. Lembremos as dificuldades, incompreensões, desencontros e “dores de crescimento” nas nossas próprias famílias e confiemos no diálogo e na oração como forma de as superar. Sobretudo, não nos esqueçamos nunca da nossa verdadeira casa.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Terceira Estação...

Nascimento de Jesus
24 Fevereiro (6ª feira)
Leitura proposta (Lucas 2, 1-20)
    “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”! Nasceu o Salvador.
Contemplemos o milagre deste Deus que se fez Menino e veio ao Mundo, na mais humilde das manjedouras. Este momento glorioso do princípio da Salvação (com o cumprimento das promessas de Deus) que parece tão simples,tão pobre, tão essencial. Guardemos sempre esse singular momento de esperança, que o presépio nos acompanhe em todas as alegrias e adversidades. Sigamos a atitude
de Maria: Que tal aproveitar este tempo para tentar “ ponderar” o que nos acontece “com o coração”? Não será isso a que se chama rezar?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Segunda estaçao...

Anúncio do nascimento de Jesus

23 Fevereiro (5ª feira)
Leitura proposta (Lucas 1, 26 - 38)
     Estamos dispostos a deixar entrar os “anjos” do Senhor em nossa casa: como reconhecemos os “enviados” do Pai?
     Como preparamos o nosso coração para os “desafios” insondáveis e tantas vezes incomodos - que Deus tem para nós? Aceitamos que Deus nos quer para morada do seu Filho? Quais as dificuldades a que nos agarramos, mais frequentemente, para recusar os apelos do Senhor: medo,comodismo, vergonha, pudor, angústia, auto- justificação, etc… (“hoje não dá jeito”, “não sou capaz”, “não tenho acasa arrumada”, “logo que houver mais tempo ou dinheiro“ etc….)? No fundo, estamos dispostos a dizer “Sou o Servo do Senhor, faça-se em mim segundo a Sua vontade”?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Uma Reflexão Para Cada Dia da Quaresma!!!



     A Quaresma é um tempo em que somos convidados (como pessoas, como família e como comunidade) a fazer um esforço de conversão e transformação interior, voltando-nos para o essencial e renovando - o mistério da nossa identidade cristã.
     Preparamos especificamente neste tempo essa “passagem”, que é a Páscoa que Jesus nos propõe cada ano e que representa o culminar do mistério maior do Amor de Deus por nós e um “momento” renovado de proximidade com Jesus e com a Sua aposta na nossa humanidade.
     A ideia é que esta preparação seja uma oportunidade de encontro com Cristo, que é o nosso DNA(somos, antes de tudo o mais, filhos de Deus e, portanto, irmãos em Cristo) e o nosso GPS (é no encontro com Ele que descobrimos o nosso verdadeiro caminho), na certeza de que (só) o encontro com Ele permitir-nos-á encontrarmos verdadeiramente com os outros e conosco!

      Assim, propomos que, até à Páscoa, centremos a oração de cada dia numa passagem do Evangelho relativa a um momento da vida de Jesus (que pode, e deve, ser lida em família) - com especial enfoque para as reflexões da Via-sacra .  


Tempo de Deserto
22 Fevereiro (4ª feira de cinzas)
Leitura proposta (Mateus 3, 1- 6)

João Baptista pregava no deserto, rezando, vestindo-se de pele de camelo e comendo gafanhotos: onde e comopoderemos encontrar/fazer “deserto” na nossa vida?

Conseguimos identificar concretamente alguns “confortos”, “coisas supérfluas”, “ruídos” que por muito bons que possam ser nos impedem de encontrar
Jesus e de centrar a nossa existência n’ Ele?
 Que tal tentar fazer durante estes dias de Quaresma uma experiência de concentração no essencial: menos conforto, peso, ruído, distração e mais oração e mais atenção aos outros?

Meditações e orações do Cardeal Joseph Ratzinger na Via-Sacra no Coliseu de 2005 - Sexta-Feira Santa

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

...

  Uma oração para se fazer todos os dias...

Um MEFeaníssimo Abraço!!!

Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou as retirarmos do blog
 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nem tudo é fácil...

por Cecília Meireles

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.

É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...

É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!

*************************************************

Com amor, dedicação e Deus no coração tudo é possível!!!!!
Nosso MEF que diga!!!!

Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou as retirarmos do blog